Instituicional

Região

A região de Paraúna-GO, foi cuidadosamente definida por suas características naturais únicas, amplitude térmica e micro-clima adequados ao cultivo de vinhedos de clima tropical, beleza inconfundível expressa principalmente pela Serra das Galés, composta  por formações rochosas esculpidas ao longo do tempo, que são verdadeiros tributos da natureza aos olhos do homem. Monumentos naturais, cálices, índias, reis e muitas outras formas, surgem imponentes no meio do cerrado, querendo nos dizer algo, proporcionando à nossa imaginação diversas sensações que nos remetem a um passado longínquo, remoto e místico, que somente a liberdade de interpretação de nossa imaginação será capaz de decifrar.

 

Conceito

A Vinícola Serra das Galés tem como base a inovação, o arrojo e o pioneirismo. Localizada no município de Paraúna – GO, é uma nova alternativa concreta de desenvolvimento regional sustentável, tendo como princípio fundamental a utilização dos recursos do cerrado de forma racional e equilibrada.

 

Marca

A Marca da Vinícola Serra das Galés, foi desenvolvida buscando retratar a força do cerrado, sua beleza singular e diversidade, através da estilização da Pedra do Cálice, principal monumento e símbolo natural  presente na Serra das Galés e também através da cor “terra” predominante na região, que não poderíamos deixar de contemplar.

 

Histórico

O compromisso com o desenvolvimento regional e o empreendedorismo que lhe é tão peculiar, levaram à Serra Gaúcha, no ano de 2004, o então candidato e hoje Prefeito de Paraúna, Dr. Sebastião Ferro de Moraes, onde na oportunidade, foram plantadas as primeiras sementes do projeto vitivínicola  que, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste e do Governo do Estado de Goiás, transformou-se em realidade promissora para a região.
Após estudos para definição da configuração ideal para o projeto, nascia oficialmente no dia 07 de maio de 2005, a Vinícola Serra das Galés, formada por nove investidores que possuem larga experiência, conhecimento e principalmente ligação direta com as diversas atividades necessárias ao sucesso de um projeto desta natureza, uma união de produtores, técnicos em enologia, agronomia e profissionais da área administrativa, contábil e comercial na busca de um sonho comum,  contribuir para o desenvolvimento regional através da vitivinicultura.

 

Projeto

As características de produtividade, e a possibilidade de alongamento do período de colheita, juntamente com uma tecnologia moderna e compacta, permitem potencializar a utilização da capacidade instalada, possibilitando a modularização do projeto, que seguirá de acordo com o ritmo de desenvolvimento da atividade vitivinícola regional. A primeira fase já concluída, está instalada em uma área total de 30.000 m2, sendo que, nesta fase, o projeto contempla um módulo de 700 m2 de área construída, destinados à elaboração de vinhos, coolers e posteriormente, sucos naturais.
A matriz industrial está dimensionada para uma capacidade de processamento e armazenamento dinâmico de até 1,5 milhões de kilos de uvas, considerando-se as especifidades regionais de programação de safra, e contempla as várias fases necessárias a elaboração, desde o recebimento ao engarrafamento. Nesta fase, somente a matriz industrial exigiu investimentos na ordem de R$ 1.500 milhões, se considerarmos os investimentos em vinhedos realizados por produtores agregados, o total chega a cifra de R$ 3.100 milhões.

 

Tecnologia

A Vinícola Serra das Galés dispõe de profissionais técnicos e experientes em seu próprio quadro social, o que já é um indicativo de que, apesar da sua característica inovadora para região, traz consigo um vasto conhecimento na atividade, aplicado integralmente ao projeto como um todo, desde a seleção de variedades, uso correto do solo, racionalização da irrigação, integração ambiental, técnicas de manejo, modernos equipamentos para desengace, fermentação e engarrafamento, contemplando também um laboratório próprio para análises diversas de uvas e produtos.

 

Vinhedo

O cultivo da uva em escala industrial e sua adaptação a regiões de clima tropical somente estão sendo possíveis devido a anos de experimentos realizados pela Embrapa – principalmente na região de Jales-SP – destinados, inicialmente, ao consumo in natura. O diálogo com a Embrapa é frequente para que os materiais e técnicas utilizadas nos vinhedos sejam genuínos e previamente testados. Atualmente, uma área de 31 hectares de vinhedos foi implantada por produtores agregados, no município de Paraúna-GO.
Técnicas de irrigação e manejo, associadas ao clima regional, permitem duas safras por ano e uma produtividade média de 35 a 40 ton/ano de uvas, por hectare. A produção anual a partir de 2008, tomando-se como base os vinhedos já implantados por produtores agregados, será de 1,1 mil ton, distribuídas em uvas tintas e brancas, das variedades Isabel, Isabel Precoce, BRS Cora, BRS Violeta e BRS Lorena. Esta última, tendo exigido pelo menos 15 anos de pesquisa, é considerada por especialistas como excelente para elaboração de vinhos brancos, aromáticos e de personalidade marcante.

 

Produtos

A linha de produtos Cálice de Pedra, é uma homenagem da Vinícola Serra das Galés à Pedra do Cálice, principal monumento natural, símbolo da serra, cujo nome identifica a própria empresa.
A linha Cálice de Pedra, composta por vinhos jovens e amigáveis  e sucos naturais, que se caracterizam pela expressão das variedades de uvas que o compõem, oferece justo equilíbrio de qualidade, aromas e personalidade, que certamente irão surpreender.
A linha de produtos Cálice de Pedra, oferece ao mercado, vinhos de mesa brancos , tintos, rosados ,secos e suaves em duas embalagens, a tradicional garrafa de vidro de 750ml e a moderna tendência de embalagens bag in box de 3 litros. Os tintos, elaborados a partir das variedades isabel e violeta; os brancos, a partir das variedades niágara e lorena. O contra-rótulo, valoriza a região, destacando os principais monumentos naturais da Serra das Galés.
Contempla a linha Cálice de Pedra o suco de uva tinto integral, sem adição de açúcar e conservantes químicos. Elaborado através de um processo com moderna tecnologia, utilizando aquecimento das uvas e pasteurização do produto, desta  forma extraindo o máximo das uvas utilizadas na elaboração, transferindo ao produto aromas frutados, cremosidade e corpo.

Galeria de fotos da Galés

Rodovia GO 320, s/n Km 01 St. Ponte de Pedra Paraúna - GO FONE:(64) 3556-1000
CEP.: 75980-000

Copyright © Serra das Galés. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento de sites goiânia | Criação de sites Goiania